domingo, 1 de maio de 2011

O que é o sonambulismo? É um tipo de mediunidade?



SONAMBULISMO


-É a combinação de dois vocábulos latinos: somnus e ambulation. Significa a ação de andar dormindo e a palavra foi criada para designar o fenômeno de sonambulismo natural.

-Naturalmente, o sonambulismo é um fenômeno anímico que pode ser espontâneo ou provocado.

-O sensitivo que apresenta essa capacidade dissociativa da consciência por certo abriga em si condições que garantem um afrouxamento dos laços que ligam o espírito ao corpo.

-Pode ser considerado uma fase anímica, pré-mediúnica.

-O sonâmbulo atua sob influência de seu próprio espírito; é a sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe fora dos liames dos sentidos.

-Tudo o que fala, tira de si mesmo, exprime seu próprio pensamento.

-É um estado de independência do espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquirem suas faculdades. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito.



O que é o sonambulismo? É um tipo de mediunidade? Não se pode confundir o sonambulismo com a mediunidade sonambúlica.
No sonambulismo, o espírito, durante o sono, se desprende parcialmente do corpo físico. Neste estado, o espírito passa a controlar o corpo, sendo capaz de levantá-lo de seu repouso, e dirigir-se a outros lugares da casa, permanecendo o corpo em estado de sono. O espírito é capaz de guiar o corpo, mesmo estando este de olhos fechados, abrir e fechar portas, apanhar objetos, etc. Entretanto, é importante lembrar que o fenômeno não é mediúnico. Na mediunidade sonambúlica, ocorre um fenômeno análogo. Só que não é o espírito do médium que passa a controlar o corpo, mas sim outro, daí que o fenômeno passa a ser mediúnico. Só que o que se obtém, via de regra, não é um passeio do corpo, mas uma comunicação, num estado em que o médium se encontra completamente inconsciente. 


Qual a diferença da psicofonia e da mediunidade sonambúlica?
Na verdade, estando o médium sonâmbulo, ele é capaz de
produzir a psicofonia, assim como a psicografia, entre outros
fenômenos. Entretanto, não é preciso estar sonâmbulo para tanto.
Esta é a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário